e-Legislativo

NOTIFICAÇÕES

O objetivo é sempre notificar qualquer andamento registrado no sistema para o usuário, autores, relatores, setores, chefes, coordenadores, diretores, cidadãos entre outros.

A notificação acontece desde o passo inicial (entrada da proposição) até seu último passo (arquivamento).

Os meios de notificações são SMS, e-mail e mensagens.

No caso das mensagens, elas ficam registradas no sistema para visualização no próximo login e também são encaminhadas via app (privado).

As notificações também acontecem para informar os usuários do tempo decorrido no andamento das proposições caso houver (ISO 9001).

Podem também serem enviadas automaticamente ou manualmente.

 

PARAMETRIZAÇÃO

A parametrização configura as rotinas no sistema; Como por exemplo a rotina de envio de mensagem que podem ser configuradas da seguinte forma:

– A cada mudança de localização da proposição, ou seja, o tramite da proposição para uma outra unidade operacional, as notificações podem ser apenas sobre alguma proposição ou para todas.

– A cada mudança de situação que se encontra a proposição, ou seja, na atualização da situação da proposição, onde podem ser apenas para uma determinada situação ou para todas.

– A cada novo documento anexado na proposição, onde pode ser apenas para um determinado tipo de documento ou para todos.

Além de parametrização de prazos conforme regimento art.80 $2, art.82, art.83 específicos para situação, localização, anexos e tempo total de tramitação, também existe a parametrização de itens sigilosos, tanto no ato do envio da notificação ou parametrizado antes, serve para situação, localização e anexos.

Possível indicação ou visualização do regimento interno em rotinas do sistema que sejam indicadas no regimento, apontando o artigo, item ou paragrafo.

 

COMUNICAÇÃO

A comunicação significa que o sistema se integra a diversas mídias como: diário oficial do legislativo (DOL), diário oficial do município (DOM) a exemplo da sanção, sites, redes sociais e intranet.

Por exemplo, ser criado um facebook e automaticamente ser publicado pelo sistema que por sua vez, também pode ser parametrizado conforme já foi falado.

 

INTEGRAÇÃO

O e-Legislativo se integra a sistemas de GED (Gestão Eletrônica de Documento), sites, ou outros sistemas via link e webservice, ou seja, podemos disponibilizar webservice para que sistemas externos possam ser automaticamente atualizados conforme autorização.

 

WEBSERVICE

É a solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que o e-Legislativo possa interagir com sistemas que já existem mesmo que desenvolvidos em plataformas diferentes.

 

SEGURANÇA

A aplicação é muito segura, começando pelo login que pode ser realizado via certificado digital (A3), Biometria (impressão digital), 2 etapas (login e senha e após isso e enviado uma contrassenha via sms) ou apenas login e senha.

A segurança também se estende por poder utilizar https (hypertext transfer protocol secure) ou seja tudo que trafega no navegador é criptografado, diferente de http.

Outro ponto importante é sobre todos os anexos incluídos no sistema que além de serem PDFs, podem ser assinados com certificado digital (A3) por uma ou várias pessoas envolvidas, isso também é parametrizado.

A certificação digital do Sistema utiliza o método via agente, ou seja, mais moderno já que o método Applet não é mais aceito pelos melhores navegadores e em breve não será aceito por mais nenhum por ser inseguro

 

NIVEIS DE ACESSO

Tendo também uma certa ligação com a segurança o sistema pode ser configurado a nível de usuário, grupo, ip, menu, formulário, relatórios, campo ou crud (cadastrar, consultar, atualizar e deletar).

 

USUÁRIOS

Os usuários que fazem login nos sistemas como também os que consultam extra sistemas são ilimitados, não havendo qualquer tipo de limite de usuários.

 

CUSTOMIZAÇÃO

O sistema e completamente adaptável a qualquer necessidade num curto prazo de tempo para a mudança.

 

PLATAFORMA

A utilização do sistema não depende de nenhuma plataforma, não é restrito a Windows, Linux, Mac ou Plataformas mobile. Tendo praticamente 100% de disponibilidade.

 

PAINEL ELETRÔNICO

O painel eletrônico se torna um modulo muito versátil por podermos optar por vários layouts de exibição, que podem até ser ligados ao tipo de sessão, ao que está acontecendo ou irá acontecer na sessão. Sendo assim poderíamos dizer que o mesmo possui um layout dinâmico.

Podendo ter várias fontes de entrada de informação como: texto, fotos, formulários, relatórios, gráficos, vídeos, cronometro e câmeras.

 

GESTÃO

O sistema além de fazer toda gestão da tramitação dos processos, incluindo link para o resultado final quando da sanção, promulgação ou aprovação; também faz a gestão das atas da sessão, das atas das comissões, da presença em plenário que pode ser via (biometria, RFID, login e senha, via sistema ou app), licenças, gestão das comissões e seus membros, e de tramitações especiais como pauta e ordem do dia, entre outras.

Apenas para lembrar todas as publicações e envio de documentação caso necessário podem ser automaticamente pelo sistema. Conforme art.35 item III do regimento interno.

– Descritivo do que faz a comissão,

– Votação nominal ou simbólica,

– A indicação de matérias para ordem do dia podem se dar também por indicação do colégio de líderes conforme art.55,

– Pode-se efetuar ligações entre proposições de origem e várias ligadas a ela,

– Faz a gestão de interstício capitulo II com rotinas automáticas do sistema.

 

CONSULTA

Pode-se consultar tudo que existe no tópico de gestão como: atas, presenças, comissões, tramitações, proposições, mensagens, leis, sinopse conforme art.35 item XXV do regimento interno. Além de poder buscar por palavra-chave, existem outros filtros como: período legislativo, ano, autor, localização, modalidade, etc.

O cidadão também poderá se cadastrar para receber notificações via SMS ou e-mail para as proposições que tiver interesse em acompanhar.

 

DASHBOARD

Esse item exibe gráficos que estão de acordo com a ISSO 9001 e serve para demonstrar aos auditores nas épocas de revalidação da certificação como está o andamento das rotinas, se estão no prazo ou existe alguma inconformidade que será demonstrado por atrasos.

Também pode-se visualizar gráficos de produtividade por autor, por modalidade e por situação, exibindo seus quantitativos, assim a informação fica mais clara para os usuários.

Os gráficos e indicadores são formados por parâmetros de tempo, onde se mede a eficiência, produtividade, gargalos das rotinas predefinidas e mapeados pela ISO 9001. Além de informações de quantitativo, totalizações e comparativos.

 

COGNITIVIDADE

A cognitividade é um item futurista, num futuro próximo a grande maioria das tecnologias partirão para isso, ou seja, os sistemas aprenderão tudo que for pesquisado e também pode-se inserir informações prévias; assim ficará mais fácil o entendimento entre máquina e homem. Uma consulta cognitiva pode ser uma pergunta por voz (falada) e respondida via áudio ou texto pela máquina.

 

SUPORTE

O suporte pode ser presencial, via chat, via acesso remoto e via telefone; embora a utilização dos sistemas seja bem simples, ambos acompanham manual em PDF e tutoriais em vídeo para facilitar para o usuário.

A grande maioria do usuário já está familiarizada com o Sistema, então não será problema a adaptação de novas rotinas.

 

VOTAÇÃO

Via app, notebook, tablete e login-senha; tudo seguro.